quinta-feira, 13 de maio de 2010

Youtube a favor dos direitos autorais

Com a evolução da internet e a possibilidade do expectador também ser produtor os direitos autorais nas musicas ficaram fora do controle das produtoras. A lei Nº 9.610 Art. 68 diz que “sem prévia e expressa autorização do autor ou titular, não poderão ser utilizadas obras teatrais, composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas, em representações e execuções pública”, mas, a todo momento há casos de violação a esses direitos em um site que possibilita isso e é a sensação do momento, Youtube. Mas, para controlar essas infrações, a algum tempo, o site notificava os “infratores” sobre a propriedade intelectual do autor e depois removia os vídeos.
No entanto, desde o ano passado que o portal de vídeos utiliza uma nova ferramenta contra esse crime. A ideia foi retirar o áudio dos vídeos musicais que infringirem direitos autorais, mantendo a imagem,  sendo assim, o produto é exibido sem som.
Esta nova técnica surgiu, segundo uma nota divulgada pelo portal de videos, para tentar fazer com que o uso das musicas seja simples e possível, dando opções  tanto na postagem de vídeos quanto com a música em si, caso o vídeos estiver protegido pelos direitos autorais o site se defende dizendo aos internautas: “você terá outras opções”.
O Youtube completa: "Agora, nós damos uma opção adicional. Em vez de eliminar automaticamente os vídeos do YouTube, os usuários que os colocam podem deixar o vídeo sem som --e muitos deles estão a tomar essa opção",
O que é interessante é que o site realmente se preocupa com a produção dos seus usuários, sem deixar de lado as leis e direitos dos “verdadeiros produtores”, segundo a nota, o site trabalha “para encontrar o equilíbrio certo entre incentivar a criatividade, a liberdade de expressão e o respeito pelos direitos de autorais"

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u490228.shtml e http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Nenhum comentário: