quinta-feira, 6 de maio de 2010

Origem da Diversidade Musical Brasileira

A diversidade de culturas origina a diversidade da música em nosso país. Quando as terras brasileiras eram habitadas unicamente por indígenas, a música se resumia a seus cantos típicos e sons tribais. Com a vinda de escravos africanos, veio também o Lundu, que possuía um caráter fortemente sensual e uma batida rítmica dançante.
A partir das missões jesuíticas instauradas no brasil, os padres introduziram noções básicas da música européia aos índios e lhe apresentaram os instrumentos musicais. Dessa forma, a música sacra, as melancólias Baladas e as Modas Portuguesas também contribuíram para nossa formação musical.
Quase no final do séc. XIX, surge o Choro ou Chorinho, uma mistura do Lundu, da Modinha e da dança de salão européia. No início do séc. XX , surgem as bases do que um dia se tornaria o nosso Samba.
Nos morros, os batuques começam a se misturar: os pagodes com as rodas de capoeira e as batidas em homenagem aos orixás. Com o surgiento e a popularização do rádio, entre 1920 e 1930, o crescimento da música popular se expande: a partir de 1940, surge o Baião, o Samba-Canção e ao final da décade de 50, a Bossa-Nova.
Da década de 80 e 90 em diante, os estilos musicais passam a ser influenciados pelo exterior e também pela televevisão, que já era um acessório popular nos lares barsileiros. Essas são décadas caracterizadas em parte pelo Rock, pelo Punk e o New Wave.
A próxima década é marcada pelo crescimento da música sertaneja, de forte caráter romântico, e também pelo RAP, cuja suas primeiras manifestações aqui no Brasil se deram na verdade nos anos 80's, qaundo nomes marcantes gravaram seus primeiros discos de vinil.

Breve histórico do Hip Hop no Brasil

A cultura hip hop é formada por diversos elementos, entre os quais se destacam por sua condição menos abstrata, o grafiti, o rap e o break.
Rap, é uma sigla que vem do Inglês, e signigica Rhythm and Poetry, ou seja, rítmo e poesia. Os responsáveis mundialmente por criarem a música break beat, no qual se rima em cima de batidas, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, que minimamente ajudaram a formular o que hoje chama-se de música hip hop.
Apesar de não ter sifo originado nos EUA e sim na Jamaica, o primeiro registro fongráfico de rap enfrenta divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo "Fatback" com a célebre "King Tim Ill" por volta de 1978. O nome hip hop surgiu no Brasil na década de 80.

Nenhum comentário: