quarta-feira, 12 de maio de 2010

Efeitos utilizados na rádio novela, divididos e explicados por capítulo:

Título da Rádio novela: “ O conto do Bilhete”

1° Episódio
O episódio começa com um de grito duvidoso, podendo ser de uma mulher ou não. (Essa é a cena final do trabalho, na qual toda história vai se desenrolar e vai explicar o porquê do grito)
Um barulho de despertador faz Matheus (o protagonista da história) acordar pela manhã.

Matheus - Puta cara, que merda, logo no domingo que eu quero dormir mais me esqueço de desligar essa droga de despertador...

Matheus - Bom, vamos ver o que tem pra comer... To louco de fome.

Matheus - Opa! Acho que sobrou um pouco de pizza!

Matheus - MEU DEUS!! Que droga é essa? A pizza ta viva! Putz! Vou ter que almoçar salgadinho...

Apresentador - E é isso ae pessoal! Hoje vamos ao sorteio da louca sena especial!200 milhões acumulados!!!! E vamos...

Matheus - Até tinha me esquecido! Eu joguei meus números da sorte nisso ai... Como se eu fosse ganhar alguma coisa como os meus "velhos" 12, 17, 26, 45, 58,60

Apresentador - Os números são 12, 17, 26, 45,58 e 60!!!

Matheus - O QUE!?!?!?!

Apresentador - E temos um ganhador!! É da cidade de Santa Clara!!!

Matheus - CADÊ ESSE BILHETE???

Gabriel - Fala velho!! O-o que ta fazendo por ai?

Matheus - Tchê! tu acredita que eu ganhei na louca sena e não to achando o bilhete?! (sons de casa sendo revirada, gavetas abrindo e fechando e objetos caindo) Não sei se deixei aqui, ou no trabalho... ou sei la por onde eu perdi... Mas dentro dessa cidade ele ta...

Gabriel - Hummmmmmm... hehehehehe... bah... Só passei pra dizer um oi mesmo... Tô dando uma saída. Então tão ta... a gente se fala! Boa sorte aí. Falou! (saindo do apartamento).


Gabriel - tu não sabe!!! O Matheus perdeu um bilhete da louca sena premiado!!!! se tu achar a gente racha!!

Carlos - O QUE? UM BILHETE PREMIADO???? MEU DEUS!

Carlos - Marcela tu não sabe! O Matheus perdeu um bilhete premiado da louca sena!! se você achar, a gente pode dividir.
Marcela – Nossa, um bilhete premiado? Que lindo


EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 1 E COMO FORAM CAPTADOS


Despertador- (captado o som de um despertador);

Passos- (captado passos de uma pessoa);

Abrir e fechar da geladeira- (captado o som de uma pessoa abrindo e fechando a geladeira da cozinha de sua casa);

Barulhos de larvas- (captado o som de uma pessoa amassando um pacote de salgadinho);

Pacote de Salgadinho sendo aberto- (captado o som de uma pessoa abrindo o pacote de salgadinho);

Ligar a Tv- (Captado o som de uma pessoa ligando uma determinada TV);

Sons de Platéia- (captado sons da platéia do espetáculo de um circo);

Coisas sendo reviradas- (captado som de uma pessoa revirando alguns objetos do seu quarto);

Respiração Ofegante- (captado o som de uma pessoa que se encontra cansada após uma atividade física);

Números sendo discados no celular- (captado o som de uma pessoa discando n°s do seu celular);

Flip de um celular sendo fechado- (captado o som de uma pessoa fechando o flip do seu celular);

Vários toques de celulares- (captado sons de um grupo de pessoas mostrando os toques de seus celulares)

2° Episodio
Narrador - No capitulo anterior, Matheus descobriu que ganhou na loucasena, mas não sabe onde esta seu bilhete, e a noticia começa a se espalhar.
Marcela – meninas, vocês nem sabem! O Matheus ganhou na louca sena, só que ele perdeu o bilhete premiado! (ela estava num Salão de Beleza)
Narrador - 15 minutos depois
Priscila - Oi Matheus, lembra de mim? Sou eu a Priscila fui sua colega na primeira serie, olha essa foto.
Matheus - Espera ai, esse não sou eu.
Priscila - É claro que é você. Que saudades.
Robson - E ai cara, tudo bem, quanto tempo que eu não te via
Matheus - Quem é você?
Robson - Ora quem sou eu, o Robson fui seu vizinho durante 3 anos
Matheus - Eu nunca tive nenhum vizinho que se chama – se Robson
Robson - É que a gente não era muito próximo, mas eu sempre gostei muito de ti
Paulo - E ai cara se lembra de mim?
Matheus - Não
Paulo - Sou eu o Paulo, sua namorada te largou pra ficar comigo lembra.
Vera - Oi meu genro querido! Vai filha fala com ele, tá deixa que eu falo.
Matheus - O que vocês tão fazendo aqui?
Vera - Sabe o que é querido, é que a Clara ficava o tempo todo chorando pelos cantos.
Aaiii! Sofreu tanto quando vocês terminaram, coitadinha.
Matheus - Ela sofreu? Ela me largou pra ficar com outro. E a senhora também sempre me odiou.
Matheus – Quem será agora?
Repórter – Estamos aqui ao vivo na casa de Matheus, o novo milionário da cidade. Como você esta se sentindo Matheus?
Matheus - Não, espera ai, eu não sou milionário, eu perdi o bilhete
Repórter - Vocês ouviram pessoal? Todo mundo procurando esse bilhete, que o Matheus aqui vai dividir o premio com todos.
Matheus - Para, eu não disse isso. E chega, sai todo mundo da minha casa agora.
Vera - Mas Matheus a Clara é sua namorada.
Matheus - Cala a boca, ela não é minha namorada, sai já daqui
Repórter - Bom, voltamos para o estúdio.
Apresentador - Agradecemos a nossa repórter pela informação, então esta dada a largada para a corrida em busca do bilhete premiado.



EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 2 E COMO FORAM CAPTADOS


Secadores de cabelo- (captado o som de mais de um secador de cabelo ligado);

Spray - (captado o som de uma pessoa apertando um desodorante aerosol);

Bater na Porta- (captado o som de uma pessoa batendo a porta de uma casa);

Abrir aporta- (captado o som de uma pessoa abrindo a porta de uma casa);

Passos- (captado o som de uma pessoa caminhando);

Flash de câmera- (captado o som de uma pessoa fotografando).



3° Episódio
Narrador - No capitulo anterior a cidade todo fica sabendo que Matheus ganhou na louca sena e as pessoas começam a tentar se aproximar pra tirar proveito.
Matheus - Que vocês querem?
Gabriel - É que a gente viu na TV que tinha um monte de gente interesseira aqui
Carlos - É e resolvemos vir te ajudar a procurar o bilhete.
Marcela - Você nem precisa dividir o premio se não quiser
Matheus – Bom desculpa por falar daquele jeito, é que eu já não agüentava mais tanta gente aqui. Mas já que vocês vieram me ajudar sem interesse nenhum, eu vou dividir o premio com vocês três, isto é, se encontrarmos esse bilhete né.
Gabriel – Nossa! Que legal cara! Bom, vamos começar a procurar logo, eu procuro aqui na sala.
Carlos - Eu na cozinha
Matheus - Eu vou pro quarto e Marcela você podia procurar no banheiro e na lavanderia
Marcela - Ta bom
Narrador - 5 minutos depois
Marcela - Acharam alguma coisa?
Matheus – Ainda não
Carlos – Pessoal olhem em tudo, precisamos achar esse bilhete
Narrador - 10 minutos depois.
Gabriel - Acheeeeeeeeeei
Gabriel – Putz! Não é, é uma raspadinha
Marcela - Droga
Narrador - 2h depois
Gabriel - Cara onde você enfiou esse bilhete?
Marcela - Olha aqui na casa não ta, a gente já olhou em todos os cantos
Carlos - Ta louco, só você mesmo pra perder um bilhete da louca sena
Matheus - não tem mais jeito, já era
Carlos - A gente ta indo embora, seu vacilão.
Matheus - Que droga não acredito que eu não vou achar, eu podia estar milionário agora, onde ta esse biiiiilheeeete.
Matheus - Acheeeeeeeeeeeeeeeeeei, to riiiiiiiiiico!



EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 3 E COMO FORAM CAPTADOS

Pessoas batendo na porta- (captado o som de pessoas batendo portas de uma mesma casa);
Porta abrindo- (captado o som de uma pessoa abrindo a porta de uma casa);
Tic-tac de um relógio- (captado o som do barulho de um relógio trabalhando);
Pessoas correndo- (captado o som de um grupo de pessoas correndo num ambiente externo);
Passos- (captado o som de uma pessoa caminhando);
Rengendo a cama- (captado o som de uma pessoa deitando e se mexendo em cima de uma cama).



4° Episodio
No capitulo anterior, depois de muita procura, Matheus acaba achando o bilhete em baixo de seu colchão.
Carlos - Tem certeza que é o bilhete?
Matheus - Tenho sim, eu achei.
Marcela - Deixa eu ver ele.
Carlos - Não eu quero ver
Gabriel - Matheus eu vou com você até a lotérica
Matheus - Calma gente. Eu prometi que ia dividir o premio com vocês.
Marcela – Não quero dividir. Eu quero esse premio só pra mim.
Carlos - Pega ele
Gabriel – Pessoal o Matheus achou o bilhete e quer ficar com o premio só pra ele.
Repórter - Voltamos ao vivo da praça central de santa clara, onde começa uma corrida pelo bilhete, vamos falar com uma pessoa que esta passando por aqui nesse momento. Moça, moça... Você conhece o Matheus?
Julia – Conheço sim, somos muito amigos, mas não sabia que ele era tão egoísta assim
Repórter - Você acha que todos têm direito ao prêmio?
Julia - Eu acho que eu tenho direito, eu estive do lado dele desde o começo
Repórter - Vamos falar com outras meninas que estão chegando aqui. Vocês conhecem o Matheus?
Três moças:
- sim, eu fui namorada dele, por dois dias
- eu fui por 5
- pois eu namorei com ele por 2 anos
Repórter – É eu acho que aqui só tem gente querendo aparecer. Enquanto isso, a perseguição continua. Quem ficará com o prêmio?



EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 4 E COMO FORAM CAPTADOS


Corrida- (captado o som de uma pessoa correndo)

Barulho de trânsito- (captado som do trânsito no centro da cidade);

Pessoas correndo- (captado o som de um grupo de pessoas correndo num ambiente externo).



5° Episodio
No capitulo anterior, os amigos de Matheus começam a persegui-lo pra tentar roubar o bilhete.
Repórter - Eu acho que vou tentar pegar esse bilhete também.
Policiais - Entra ai agora, nosso trabalho é te proteger.
Matheus – Bah! Valeu policiais, tem muita gente correndo atrás de mim.
Policiais - De nada, agora tu só vai precisar dividir o premio com a gente.
Matheus - Que? Vocês são um bando de interesseiros.
Matheus - Padre me ajude, tem um monte gente correndo atrás de mim. Me esconde pelo amor de Deus.
Padre – Claro meu filho, venha comigo. Mas o que esta acontecendo?
Matheus - Eu ganhei na louca sena, e eles querem roubar o bilhete de mim
Padre - Calma eu vou te ajudar
Matheus - Obrigado padre
Padre - Sabe filho você podia dividir o premio com a igreja
Capanga - Ninguém vai entrar nessa igreja, Matheus agora é nosso protegido.
Padre - A Mafia italiana não!
Vicenzo Albertini – Padre, você não vai ficar com o dinheiro do premio
Padre - Não é para mim é para a igreja
Vicenzo Albertini - Claro, mas eu não acredito. Venha Matheus, nos vamos te levar em segurança até a lotérica.
Matheus - Mas o que vocês vão querer em troca?
Vicenzo Albertini - Isso a gente conversa depois



EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 5 E COMO FORAM CAPTADOS


Microfone caindo no chão- (captado o som de uma pessoa que derruba um microfone no chão);

Sirene- (foi retirado de biblioteca);

Carro de policia- (foi retirado de biblioteca);

Motor de carro- ( captado o som de um motor de carro ligado);

Multidão- (captado o som de uma multidão saindo no final do espetáculo de um circo);

Porta abrindo- (captado som de uma pessoa abrindo a porta de um carro);

Porta batendo- (captado o som de uma pessoa batendo a porta de um carro).



6° Episodio
Narrador - No capitulo anterior, todos na cidade estão atrás de Matheus, que tenta fugir e virar um milionário.
Matheus corre desesperado pela cidade, tentando chegar a lotérica.
O futuro milionário avista a lotérica, ela está a uns 200 metros de onde ele se encontra e ao olhar para trás vê a multidão.
Gabriel - Para de fugir Matheus
Carlos - Ou tu acha que vai sair da lotérica com o dinheiro nas mãos e ninguém vão pegar ele de você
Matheus - Eu vou pedir pra eles depositarem
Vicenzo Albertini - Se fizer isso, é um homem morto
Matheus - Não tenho medo de ameaças
Policiais - É bom ter
Repórter - Divide logo esse premio com a gente
Matheus - Ta bom, eu vou dividir o prêmio.
Padre - Isso meu filho, você esta fazendo a coisa certa.
Multidão:
Arra urru, o dinheiro é nosso
Arra urru, o dinheiro é nosso
Arra urru, o dinheiro é nosso
Narrador – o quase milionário vai até a lotérica para pegar o dinheiro. Volta alguns minutos depois e ordena:
Matheus- Façam uma fila eu já calculei quanto vai dar pra cada um.
Dono do salão de beleza - Sou EU, o primeiro.
Então ele grita (o grito do começo da historia).
Dono do salão de beleza - Não acredito que perdi meu dia inteiro para ganhar 5 reais
Narrador - E após horas de confusão, correria, perseguição, tiroteio e ameaças, Matheus distribui o prêmio entre todos os moradores da cidade, que não arredaram o pé daquela fila quilométrica, mesmo após descobrirem que receberiam apenas 5 reais. A ex-sogra e a ex-namorada não pararam de reclamar um minuto por causa do valor.

O padre pregou um sermão enorme durante quase uma hora para lembrar que essa é a justiça divina.
O Mafioso falou todos os palavrões que conhecia em italiano e toda a multidão resmungava.
Enquanto os seus três amigos pediram perdão. Falaram que o que mais valia era a amizade e que, no fundo, eles só queriam seu bem. E Matheus voltou pra casa, rindo sozinho. Lembrava a cada instante dos 199 milhões distribuídos pela cidade. E o outro milhão? Era o motivo de sua felicidade. Mas é claro que disso ninguém jamais saberia.
Fim.



EFEITOS UTILIZADOS NO EPISÓDIO 6 E COMO FORAM CAPTADOS


Correria- (captado som de um grupo de pessoas correndo);
Tiros- (retirado som de biblioteca);
Sirene-(retirado som de biblioteca);
Helicóptero-(som retirado de biblioteca);
Passos- (captado o som de uma pessoa caminhando).



TOTAL DE EFEITOS UTILIZADOS NESSA NARRAÇÃO:


Foi utilizado um total em torno de trinta tipos de sons captados para efeitos sonoros, sendo que quatro foram retirados de biblioteca de sons e o restante captado em tempo real.


Acadêmicas: Marília Carvalho, Jéssica Granada Petry, Juliane Glashorester e Cláudia Graziela ketzer.

Nenhum comentário: