quinta-feira, 6 de maio de 2010

Diversidade Musical Brasileira

O Brasil tem dimensões continentais, mistura de raças, credos e ideais político-sociais. Possui o maior reservatório de água potável do planeta, a melhor seleção de futebol e algumas das celebridades mais famosas. Entretanto, no que se refere à música, muito do que escutamos não passa de produto importado. Porém, podemos falar sobre alguns estilos tipicamente brasileiros. Nesse texto, darei destaque a três em especial.

O primeiro é a bossa nova. O movimento surgiu na década de 50 e tinha em Vinicius de Moraes e Tom Jobim seus principais representantes. Simbolizava um novo modo de se fazer samba. Para muitos críticos, a bossa nova é o "jazz brasileiro" devido à sua complexidade e originalidade, além das fortes influências do estilo americano. Um exemplo clássico é Garota de Ipanema:



O segundo é o samba. Ele nasceu como gênero urbano de fato, apenas no final do século XIX, no Rio de Janeiro. Tem influências da cultura africana, introduzida pelos escravos. Ary Barroso e Noel Rosa são nomes de destaque do estilo. E Aquarela do Brasil é uma das grandes obras no que se refere a samba:



Por fim, o terceiro estilo tipicamente brasileiro é o frevo. Segundo histórias e lendas, surgiu enquanto uma banda marcial executava dobrados militares. O povo pediu por algo mais agitado, e a banda acelerou o andamento da música. É um estilo nascido no nordeste (Pernanbuco para ser mais exato) e que se tornou patrimônio cultural brasileiro.O vídeo a seguir é da Spok Frevo, uma das muitas orquestras de frevo espalhadas pelo nordeste do país:

Nenhum comentário: