quinta-feira, 6 de maio de 2010

Assim como a grande diversidade cultural, provinda das muitas etnias que trouxeram na colonização do Brasil várias influências, conseqüentemente existe uma grande diversidade musical no Brasil. Quando se fala em música nacional podemos facilmente citar gêneros como Bossa Nova, MPB, Choro, Sertanejo, Marchinha, Brega, Bailão, Samba, Jovem Guarda, Tropicalismo, Frevo e Rock. Todos estes movimentos musicais são reflexos dessa diversidade já citada, eles apresentam uma historia e origens como em qualquer lugar do mundo.
Em seus primórdios a música nacional tem suas raízes, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos. E ao longo do tempo, com a chegada de outros povos colonizadores, tivemos a chance de incorporar mais tipos musicais como a operística italiana e francesa, o bolero de origem espanhola, e as valsas e polcas germânicas, o jazz norte americano . Logo o país sempre se mostrou muito receptivo a influencias estrangeiras, e acolhidos no sentido de enraizar e transformar estes gêneros. Vê-se isso claramente com a chegada do Rock no Brasil, em meados da década de 60. O que se via era a jovem-guarda, Roberto Carlos e seus colegas com músicas semelhantes, quando não covers com letras em português dos Beatles e outras bandas de rock internacionais, mas isso já apresentarei de forma mais adequada, a seguir.

Anos 60: O tropicalismo e a Jovem Guarda

Em uma fase que a Bossa Nova com a sua postura tradicional, nacionalista, era sucesso, surge o tropicalismo no Brasil, contra essa tendência, trazendo um novo movimento musical, engajado e que incorporou novos elementos com a cultura pop, o rock psicodélico e a guitarra elétrica. Unindo o popular ao experimentalismo estético, as idéias tropicalistas impulsionaram a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
Inovador, aberto e incorporados o tropicalismo reconstruiu a temática das letras, quebrando a barreira entre pop e folclore, alta cultura e cultura de massas, tradição e vanguarda.
O tropicalismo foi logo interrompido pela ditadura, mas a sua contribuição já tinha sido dada, álbuns antológicos como Panis et Circensis e as musicas de artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Enquanto as pessoas da sala de jantar estavam ocupadas em nascem e morrer começavam a surgir mais possibilidades.
Como eu vinha dizendo e com uma postura diferente do tropicalismo a Jovem Guarda era um movimento que se ligava basicamente ao rock americano e inglês dos anos 50, com a diferença que no Brasil as musicas tinham como temática romântica e ingênua. O movimento começa a partir de apresentações na Rede Record de TV, tendo como expoentes Roberto Carlos, o rei brasileiro, vide Elvis; Erasmo Carlos, Wanderléia entre outros.
Estes são movimentos essenciais para a historia do rock no Brasil e com eles exemplifico a temática deste post: idéia de que o rock nacional, um dos diversos gêneros brasileiros, vem de fora para se estruturar e se enraizar em nossa cultura, em outras palavras, nos apropriamos dele, deixamos ele a nossa cara, usando elementos próprios da nossa sociedade, dos nossos costumes. Estamos em um país colonizado, importador de diversas culturas, no que diz respeito ao rock, na musica não é diferente.

Nenhum comentário: