quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diversidade Musical brasileira

No Brasil, além de haver diversidade de raça, a há uma grande diversidade musical. Há uma mistura de MPB, bossa nova, samba, pagode, rock, funk e entre muitos outros estilos em várias regiões do Brasil. E um desses estilos é a música nativa, característico do Rio Grande do Sul e que tem como temas principais o amor pelas coisas do estado, pelo campo, pelo cavalo, pelos rios e pela mulher.
A música nativista é construída em cima de um andamento mais lento e intimista, com letras bastante elaboradas, conotativas e que contem metáforas. Sempre busca a rima num arranjo muito acertado com as melodias, criando entre letra, música e dramatização, uma dinâmica que rebusca origens e paixões. Contudo, a música tradicionalista torna-se difícil de ser interpretada em alguns casos, por ter uma formação harmônica/melódica complexa.
A partir de 1970, com a criação da Cálifornia da Canção Nativa em Uruguaiana, começaram a surgir osfestivais, que serviram de incentivo para músicos e compositores lançarem novos estilos, popularmente chamados de "música nativista". Essa música é formada por ritmos pré-existentes, como a chamarra, a polca, o rasguido doble, a vaneira, a rancheira e especialmente a milonga e o chamamé, porém com canções mais elaboradas e com letras quase sempre dedicadas ao Rio Grande do Sul.
Também existe um ritmo chamado Tchê music. Os "tchê's" buscam modernizar a musica gaúcha, adicionando elementos de ritmos brasileiros e até estrangeiros. Que faz com que os nativistas afirmem que a música deles já não é mais tipicamente gaúcha.
Para mim a diversidade musical no brasil é muito grande, pois, apenas, no Rio Grande do Sul há uma variedade de estilos musicais. E assim nos outros estados do Brasil, cada um com um estilo redominante, devido a miscigenação brasileira.

Nenhum comentário: