quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diversidade Musical no Brasil

O Brasil é um país muito plural, e a música é o mais evidente exemplo desta diversidade. Em cada região, um estilo soa como característico do local, expressando a cultura de seu povo, suas origens e influências. Este é um dos, se não o mais importante atrativo para o turismo no país. Os estrangeiros buscam conhecer a energia do país do carnaval, do samba e do axé, que só se encontra aqui.
Por outro lado, existem as bandas de rock cada vez mais presentes e influentes na mídia, conquistando um espaço importante na história da música brasileira. No estado da Bahia, por exemplo, que tem o ritmo do axé como símbolo, saíram vários artistas influentes no cenário do rock, e vem mudando a visão dos brasileiros de cada região do país. Como um todo, cada vez mais é um país de diversidade musical.
A época mais influente para o rock nacional foi a década de 80, onde o estilo se firmou no mercado, com os maiores letristas da história do rock, como Renato Russo e Cazuza, que tornaram-se porta vozes da juventude. Suas músicas foram imortalizadas, e suas letras continuam atuais, fazendo-se presentes em sites pessoais, twitters e todas as formas de expressão individuais utilizadas hoje.
E cada vez mais este espaço é ampliado, com a possibilidade de as bandas divulgarem suas músicas através da internet, sem depender de uma gravadora, como era no início. As possibilidades são iguais, para todos os gêneros.
Fonte: alzeheimer.sites.uol.com.br/histock.htm

Nenhum comentário: