quinta-feira, 29 de abril de 2010

TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA INDÚSTRIA MUSICAL História da capitação de áudio e relação entre o áudio captado e o som real

Não há dúvida que os métodos de gravação e reprodução sonora evoluíram com o passar dos anos, em 1877 Thomas Edison patenteou o primeiro dispositivo desta natureza: o fonógrafo de cilindro. A partir daí que os demais inventores foram experimentando outros aparelhos.
Foram comercializados grafofones, gramofones, transistor entre outros, mas foi com a invenção dos circuitos regenerativo, super-regenerativo, receptor e super-heteródino criados por Armstrong, que os operadores de gravação e reprodução proporcionaram maior fidelidade eletrônica de se tornaram padrão na indústria da rádio e da gravação.
A partir daí os equipamentos de áudio só evoluíram, primeiro veio a fita magnética, o LP, a fita K7, a DAT, o DCC, e o incomparável sucesso CD.
Atualmente, existem duas principais classes entre os métodos de gravação, a gravação analógica e a gravação digital. Nenhuma é melhor ou pior, são apenas diferentes, mas a tecnologia digital permite a percepção de som em melhor qualidade e definição. Há quem diga que a analógica captura mais ruídos, no entanto, ainda com a tecnologia digital dificilmente conseguimos eliminar todos os ruídos.
Por exemplo, em uma gravação ao vivo há diversos fatores que influenciam na qualidade da captura do som, sendo esse digital ou analógico, os ruídos - ou sons indesejáveis - estarão lá de qualquer forma.
Portanto, pensamos que ainda há o que evoluir, se existiu alguém como Thomas Edison, que foi capaz de inventar um equipamento que armazenasse e reproduzisse um som em 1877, por que, em pleno século XXI, não pode existir um Thomas Edison que elimine todo e qualquer som indesejado?
É difícil acreditar que a evolução no áudio para por aqui, a indústria cresce e busca por melhorias, os consumidores nunca estão satisfeitos e isso faz com que se produza cada vez mais e melhor. Desde a invenção do fonógrafo que o som passou de um entretenimento único e momentâneo, para um produto. Aquele foi um marco inicial de uma tecnologia que nunca tende a parar, muito menos regredir, e o principal desafio tende a ser a captação e reprodução da mais completa fidelidade do som, ou ainda, a melhor qualidade de som com a intenção que se deseja.

Nenhum comentário: