quinta-feira, 29 de abril de 2010

Transformações Tecnológicas da Indústria Musical

A cada dia que passa vem sendo mais comum o nascimento de novas bandas pela internet, bem como as velhas divulgarem sua música por inúmeros canais de divulgação na rede.

A divulgação que antes era feita somente em rádios, panfletagem na rua ou simplesmente fazendo shows, hoje ficou mais simples e prático com comum acesso a internet. O que antes levava meses para chegar até o publico, hoje demora minutos. O fato de ter músicas sempre a disposição, facilitou muito a vida tanto das bandas que querem divulgar sua música, quanto das pessoas que procurando algo diferente para ouvir. Sites como o Trama Virtual, o Purevolume e o MySpace são os mais acessados. Bandas que almejam o sucesso apostam todas as fichas na divulgação via internet. “A divulgação na internet é muito mais rápida que a divulgação física, tu mostra teu som pra varias pessoas em muito pouco tempo, e se elas gostarem vira uma corrente e vão passando teu som adiante.” – diz Érico, vocalista da banda Doyoulike? que também tem um projeto solo chamado Eu, Valentin ambos divulgados na internet.

Inevitavelmente, as pessoas preferem baixar músicas da internet a ir à loja e comprar um cd físico. O processo é bem mais simples: baixou e não gostou, é só deletar. Bandas hoje conhecidas no pais inteiro começaram divulgando seu som pela internet. É uma ferramenta que demonstra praticidade a mais na hora da divulgação, já que pessoas do mundo inteiro podem ter acesso.

Ainda, a internet não funciona só como meio de divulgação das músicas, mas sim da imagem de um a banda. A internet funciona como meio de auto-promoção, divulgando shows, tarde de autógrafos, redes de relacionamentos que servem para estreitar a relação com seu público, enfim, usando a internet como uma maneira de deixarem os fãs a parte de tudo que acontece em seu cotidiano.



Jéssica Granada Petry

Nenhum comentário: