quinta-feira, 29 de abril de 2010

Transformações Tecnológicas da Indústria Musical

Os instrumentos musicais são um bom exemplo de transformação tecnológica. O homem começou a construir instrumentos para tentar imitar os sons da natureza, como o som do trovão, o som do vento nas arvores, o som dos pássaros ou dos gritos dos animais que caçava. A harpa a flauta e os instrumentos musicais de percussão são alguns dos mais antigos instrumentos. A harpa teria se originado dos arcos de caça, eram feitas de fios de crina de cavalo ou tripas de animais. As flautas eram feitas de madeira e os instrumentos de percussão, os tambores, por exemplo, eram feitos de peles de animais. Foi usada grande variedade de materiais para a fabricação de instrumentos musicais: junco, osso, madeira, plástico, seda e diversas ligas metálicas, como o bronze, foram provavelmente os mais utilizados. Acredita-se que no período paleolítico os povos usavam formas rudimentares de chocalhos e apitos feitos de pedra ou ossos.

A evolução dos instrumentos musicais se processou lentamente através dos séculos, com o grande desenvolvimento da musica orquestral os instrumentos adquiriram as formas que ainda apresentam hoje. A revolução industrial teve um grande impacto para o desenvolvimento dos instrumentos musicais, com a mecanização os instrumentos passaram a serem produzidos em maiores quantidades e com preços mais baixos.

Colocada a serviço da musica, a tecnologia permitiu o aperfeiçoamento dos instrumentos, possibilitando a execução de qualquer som sugerido pelos compositores. A indústria musical passou a utilizar os recursos de alta tecnologia como os dispositivos eletrônicos. Essa renovação trouxe evolução para os instrumentos, e também para a musica como um todo, com o surgimento de novos estilos musicais por exemplo. O uso da eletrônica na musica começou como forma de amplificar sons, e foram se desenvolvendo novos dispositivos que possibilitam a gravação e a reprodução. Usando a mesma tecnologia foram feitas experiências na geração de sons, usando osciladores eletrônicos. Há uma enorme polemica em relação ao uso de computadores e sintetizadores para fazer e tocar musica. Algumas pessoas se opõem, enquanto outros aproveitam essas novas ferramentas como forma de somar recursos para sua atividade, que é musica. Os instrumentos terão cada vez mais afinidades com os computadores e uma das maiores vantagens que os instrumentos digitais trouxeram para os músicos foi a estabilidade da afinação.

O Aparecimento de novos instrumentos e o aperfeiçoamento dos já existentes provocou um grande desenvolvimento na musica.


Marília Silva Carvalho

Nenhum comentário: