quinta-feira, 29 de abril de 2010

Transformações Tecnológicas da Indústria Musical

As inovações tecnológicas transformaram bastante a indústria musical tanto na produção quanto na distribuição dos produtos. As modernizações dos estúdios e dos métodos de gravação proporcionam hoje uma maior qualidade e principalmente uma grande flexibilidade no processo, criando uma margem de experimentalismo e a possibilidade de alterar trechos de uma música gravada com uma grande facilidade em relação há décadas passadas. Também surgem novas tendências que focam instrumentos sintetizados por computador, o que cresceu muito nessa última década, tendo em base os timbres digitais utilizados com frequência no pop e eletrônico moderno. O arranjo de uma música no estilo contemporâneo pode facilmente ser concebido com a utilização de apenas um computador em substituição aos enormes estúdios de antigamente.
A crescente importância da Internet no mercado fonográfico através de espaços abertos para divulgação (youtube, myspace) impulsiona os músicos independentes a produzirem material sem um custo elevado, devido à praticidade dos processos modernos. Assim, muitos artistas hoje em dia se lançam sem um grande esforço de divulgação para conquistar a atenção das gravadoras, podendo alcançar o topo das paradas através de apenas alguns cliques.
Porém o crescimento tecnológico na música tem seus ônus, como por exemplo, a venda de CDs que caiu bastante por causa da pirataria digital, um claro reflexo disso é que até o inicio de 2004, os artistas tinham que vender 1 milhão de CDs para ganharem um disco de Diamante. Hoje esse valor caiu pela metade, e a premiação de discos de Ouro e Prata também.

Nenhum comentário: