quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comercial da Honda e as possibilidades dos sons

Talvez nenhum comercial seja tão representativo das possibilidades dos sons quanto este. Um coral que faz mais do que música. Bem mais. A possibilidade de sonorizar um comercial inteiro usando apenas a voz foi algo muito bem explorado. As mudanças de ambientes, de velocidade, de temperatura e clima levam o espectador para dentro da cena. São gotas de chuva, vento, ar-condicionado, e até o rádio do carro, e um único instrumento usado para fazer tudo isso. Em seus 2 minutos de duração, o comercial explora ao máximo o uso do coral para ambientar cada cena. É claro que poderia ter sido feito diferente. O uso dos sons originais em cada cena poderia valorizar mais algum outro elemento. Mas, nessa circunstância, nada impactaria mais do que assistir a um comercial em que cada som que se houve foi produzido por um coral. Nesse caso, a importância dos sons para o comercial vai bem além da música. O elemento de dastaque é o próprio conjunto. Ver um coral executando outra função, diferente do canto, é realmente atrativo. Em um determinado momento (quando o CD começa a tocar) o coral executa a música, mas não de forma tão impactante para o comercial. Dessa forma, nesse VT, a música não apresenta uma grande importância para as cenas. O que realmente chama a atenção (e é o diferencial dest comercial) é a forma diferente com que os sons são explorados.

Nenhum comentário: